Atuação na assistência social

Nossa instituição faz a cogestão de forma participativa junto ao Poder Público de Unidades de Reinserção Social (URS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), no município do Rio de Janeiro, apresentadas abaixo.

Os serviços prestados envolvem garantir o direito de alimentação dos usuários, o transporte para atender as demandas cotidianas desses locais, o gerenciamento de recursos humanos, o monitoramento da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) e a prestação de serviços gerais.

URS Ana Carolina –  A unidade é especializada no acolhimento temporário de crianças entre 0 e 6 anos de idade em situação de extrema vulnerabilidade social.

 

URS Frida Kahlo – A instituição é destinada a receber adolescentes grávidas em situação de risco social ou que já tiveram seus bebês. O abrigo oferece um lar com profissionais capacitados, psicólogos, educadores e assistente social para prestar assistência vinte e quatro horas, além de infraestrutura.

 

URS Lucinha AraújoO Abrigo Lucinha Araújo marca o fim do antigo modelo de institucionalização infantojuvenil com desativação da unidade Ayrton Senna. O abrigo tem capacidade para acolher 20 menores e prioriza grupos de irmãos. O nome da instituição é uma homenagem a mãe de Cazuza que, desde a morte do filho, em 1990, vem lutando pela vida de crianças e adolescentes portadores de HIV/ AIDS na Sociedade Viva Cazuza.

 

URS Ziraldo – A Unidade de Reinserção Social Ziraldo, que fica no Méier, tem capacidade para 20 crianças, de quatro a 12 anos de idade, priorizando grupo de irmãos. O nome da URS foi uma homenagem ao cartunista Ziraldo. A URS conta com uma equipe de profissionais especializados, dentre eles assistente social, psicólogo, educadores e pessoal de apoio trabalhando em escala de revezamento. Além dos quartos, a estrutura da unidade tem sala de atendimento individual, refeitório, sala de estar, lavanderia, banheiros e jardim.

 

URS Raul Seixas –  Com capacidade para atender a 30 adolescentes a unidade fica localizada na Praça da Bandeira.

 

URS Casa do Catete – A Casa de Acolhida do Catete funciona desde 2008, na Zona Sul da cidade, oferecendo abrigo para meninas de 12 a 18 anos, que apresentam algum histórico de violação de direitos, muitas vezes sem qualquer referência e vínculos sociais totalmente rompidos.

 

URS Malala Yousafzai – o abrigo Malala Yousafzai, localizado em Botafogo, atende a adolescentes de 12 a 17 anos. O nome da instituição, uma homenagem à ativista paquistanesa que luta pelos direitos humanos das mulheres, foi escolhido para reafirmar a importância da identidade de gênero, da garantia dos direitos das mulheres, e do papel delas na sociedade.

URS Maria Teresa -Serviço de abrigo provisório com espaço para pernoite. Acolhimento provisório com espaço para pernoite e estrutura para acolher com privacidade pessoas do mesmo sexo ou grupo familiar, com ou sem crianças, respeitando o perfil do usuário, bem como sua orientação sexual.

URS Irmã Dulce – O espaço é voltado para o acolhimento de mulheres em situação de extrema vulnerabilidade social. A equipe técnica é formada por assistentes sociais, psicólogo, nutricionista e educadores sociais.

URS Tom Jobim 

URS Carlos Portela

Rio Acolhedor – Localizado no bairro de Paciência, na Zona Oeste, a Unidade Municipal de Reinserção Social Rio Acolhedor abriga cerca de 350 pessoas que foram retiradas das ruas, em diferentes regiões da cidade.

CRAS Elis Regina

CRAS Gonzaguinha

CRAS Machado De Assis

CRAS Rio Das Pedras

CRAS Zumbi Dos Palmares

CRAS Daniela Perez

CRAS Heloneida Studart

CRAS Maria Tereza

CRAS Olímpia Esteves

CRAS Oswaldo Antônio

CRAS Vila Moretti

CRAS Luiza Mahim

CRAS Aluno Marcelo

CRAS Cecília Meireles