5 ONGS no Rio de Janeiro que você TEM que conhecer [2022]

Existem muitas ONGs no Rio de Janeiro que fazem um trabalho muito bonito e que merece ser conhecido por muitas pessoas.

Buscando aumentar o conhecimento dessas ONGs criamos essa lista com 5 ONGs no Rio de Janeiro que você precisa conhecer e se encantar. 

TETO

Viver a experiência da ONG TETO é algo totalmente transformador.

Se você quer sentir que está contribuindo com algo e quer colocar a mão na massa, a proposta da ONG Teto é perfeita pra você.

A ONG TETO, localizada no Rio de Janeiro e outros estados brasileiros, propõe a construção de moradias de emergência em comunidades carentes.

No Rio de Janeiro, a primeira construção ocorreu em 2013, em Jardim Gramacho, e contou com mais de 90 voluntários trabalhando para erguer nove casas.

A forma que o TETO trabalha é bem interessante. Inicialmente é realizado uma aproximação com a comunidade, para entender seus problemas, conhecer os dilemas dos moradores e para levantar dados socioeconômicos do local.

Após ter esses dados em mãos e ter criado uma relação de confiança com os moradores da comunidade, a ONG estabelece quais moradores terão prioridade para receber as primeiras casas que serão construídas.

Por entender que é importante estabelecer uma relação saudável de troca, o morador que optar por participar do projeto tem que pagar um preço modesto e simbólico pela construção da casa.

Esse valor foi estipulado com a ideia de que ao estabelecer um preço, ainda que simbólico, o morador que receber a casa terá a sensação de que ele fez a parte dele e “comprou” a casinha. É um aspecto simbólico e psicológico importante que se estabelece com a equipe da ONG TETO e os moradores que possivelmente receberão as casas.

Após definir quais moradores receberão as casas, a ONG TETO abre as inscrições para voluntariado.

A experiência de participar das atividades do TETO é tão única e transformadora que muitas vezes as vagas para voluntários para construção são preenchidas em poucas horas.

A organização então reúne todos os voluntários e segue para a comunidade que irá ajudar.

Após chegar na comunidade, os voluntários são separados em grupos. Esses grupos serão os “times” que irão focar em levantar uma casa para uma família.

Normalmente, nos grupos que são formados, existem 1 ou 2 pessoas que possuem mais experiência com construções passadas e que poderão auxiliar os voluntários de primeira viagem.

Após a formação das equipes, os voluntários se dirigem até a pessoa que receberá a casa emergencial e aos poucos começam o trabalho pesado, porém muito recompensador.

Em questão de dois dias uma nova casa é levantada.

ONGs no Rio de Janeiro - Teto

Talvez o que seja mais transformador na experiência TETO é que os voluntários têm a oportunidade de conhecer a pessoa/família para qual eles estão construindo a casa. 

Uma das “moedas de troca” para receber a casa é que o morador também prepare a alimentação para os voluntários.

Construir a casa com certeza é recompensador, mas ainda mais compensador é poder viver, ainda que por poucos dias, a realidade em que vivem as pessoas que se encontram numa situação de vida mais vulnerável. É uma experiência muito educativa e pedagógica sobre as tristes realidades que afligem o Brasil.


Publicidade


São esses tipos de experiências, como as do TETO, que fazem com o que você crie uma noção de realidade das dificuldades que a maioria do povo brasileiro vive.

Clique aqui para ver as vagas de voluntariado.

Se você quer viver experiências que agregam à sua vida e quer sair da zona de conforto, recomendamos muito a participação nos projetos do TETO. 

AGÊNCIA DO BEM

ONGs no Rio de Janeiro - Agência do Bem

A Agência do Bem é uma ONG no Rio de Janeiro que realiza um trabalho incrível e transformador.

A organização tem vários projetos em diferentes áreas de atuação, mas o programa que mais causa comoção e brilho nos olhos são as Escolas de Música e Cidadania. 

Nas Escolas de Música e Cidadania, crianças e adolescentes aprendem através de oficinas e eventos como tocar instrumentos de orquestra, podendo ser selecionados de acordo com seu desempenho para fazer parte da Orquestra e Coro Nova Sinfonia. 

A Agência do Bem promove uma mudança radical nos jovens que participam dos projetos da instituição. 

Imagine que você é um jovem de uma comunidade carente no Rio de Janeiro. 

Enfrentando todas as dificuldades que se apresentam na sua trajetória, você opta por entrar em uma escola de música e cidadania incentivado por sua mãe.

No projeto você faz amigos, conhece pessoas que foram selecionadas para tocar na Orquestra e começa a se dedicar à prática de algum instrumento. 

Com o tempo você vai criando laços com os professores, os outros alunos, começa a conhecer novas possibilidades e tem uma vida social cercada pela música. 

Após um tempo no projeto, seu professor de música se aproxima e diz que você foi selecionado para tocar na Orquestra. 

São esses projetos que a princípio parecem simples, que acabam, no médio e longo prazo, contribuindo muito para o desenvolvimento de crianças e adolescentes que se imaginam sem muito futuro ou perspectivas. 

Os pólos das Escolas de Música e Cidadania ficam na Cidade de Deus, Vargem Pequena e Vargem Grande no Rio de Janeiro.

Recomendamos muito dar uma passada no site da Agência do Bem e conhecer ainda mais suas propostas. 

INSTITUTO MEDUCA

ONGs no Rio de Janeiro - Instituto Meduca - Nova Iguaçu

O Instituto Meduca trabalha com foco na educação, cultura, esporte e na assistência social com foco em crianças e adolescentes do Complexo do Marapicu em Nova Iguaçu. 

O instituto atende a mais nove comunidades do entorno: Campo Belo, Vila belga, Marinha, Lagoinha, Pantanal, Ipiranga, Tiradentes e 17 de Maio.

As regiões atendidas têm um dos piores índice de desenvolvimento humano (IDH) do Rio de Janeiro e ONGs como o Instituto Meducca se esforçam para mudar essa realidade.

A organização oferece aulas de capoeira, de dança, de judô e outros esportes para as mais de mil crianças que são atendidas pelo projeto. 

O Instituto teve um importante papel na sua região de atuação durante a pandemia. Sabendo da realidade financeira da população que vive no entorno, a organização correu atrás para conseguir fechar parcerias e conseguir garantir segurança alimentar entre os milhares de moradores que estão próximos a organização.

É por conta da sua região de atuação e pela dificuldade de fazer a ajuda chegar nesses lugares que somos fãs do trabalho do Instituto Meduca. 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA SOLIDARIEDADE

ONGs no Rio de Janeiro - SBS

A Sociedade Brasileira para Solidariedade (SBS) é uma organização que tem projetos em várias áreas de atuação e fica localizada em Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro.

As principais áreas são em saúde mental e educação. 

Clínica Social de Psicologia

O projeto Clínica Social de Psicologia que conta com uma rede de voluntários e profissionais de psicologia e que oferece atendimentos psicoterápicos gratuitos para quem não pode arcar com os custos de um tratamento particular. 

Além disso, o projeto também é um importante polo de formação intelectual de graduandos em psicologia, uma vez que o projeto também conta com sessões de supervisão e coordenação com formandos em psicologia e que brevemente estarão atendendo pacientes após a sua formação. 

Publicidade

Por conta da epidemia do coronavírus e dos desafios mentais que acompanham esse momento histórico, a demanda de novos pacientes para o projeto cresceu muito. 

Por ser um projeto que acontece de forma mais particular, com a relação entre paciente e psicoterapeuta, ele não tem muitos aspectos visíveis, mas sem dúvida alguma que o projeto, seus coordenadores e voluntários já impactaram positivamente a vida de milhares de pessoas.

Esse tipo de iniciativa, de democratizar o acesso à psicoterapia, é um movimento fundamental para que as pessoas mais vulneráveis tenham a possibilidade de cuidar com mais atenção da sua saúde mental. Afinal, sem saúde mental não existe saúde integral.

Ciranda das Letras

ONGs no Rio de Janeiro - SBS

O Ciranda das Letras é outro projeto que você se apaixona assim que entra em contato com ele. 

O projeto oferece aulas de reforço escolar, letramento e atividades lúdicas entre crianças moradoras de comunidades carentes da região de Laranjeiras. 

Crianças que estão abrigadas em instituições da prefeitura, como centros de acolhimento, também participam do projeto. Essas crianças, que muitas vezes têm histórias de vidas complexas, apresentam melhorias importantes no seu desenvolvimento enquanto participam do Ciranda das Letras. 

Por exemplo, muitas das crianças que vêm de abrigos acabam encontrando no Ciranda das Letras uma forma de socializar com outras crianças e acabam participando de atividades que reforçam seus vínculos sociais.

É esperado que as crianças que vivem em abrigo tenham demandas específicas devido às dificuldades que enfrentaram durante sua vida e os coordenadores do projeto fazem de tudo para fornecer acolhimento social e psicoterapêutico. 

As crianças também participam de passeios culturais na cidade do Rio de Janeiro como o Museu do Amanhã e no AquaRio. 

PRÓ CRIANÇA CARDÍACA 

A contribuição da ONG Pró Criança Cardíaca para crianças e adolescentes no Rio de Janeiro é imensurável. 

A Pró Criança Cardíaca é uma instituição médica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fornecer tratamento para crianças e adolescentes carentes que têm algum problema de saúde relacionado ao coração e que não podem arcar com os custos de um tratamento de qualidade. 

A ONG é um respiro de alívio para muitas mães carentes que não possuem renda suficiente para poder arcar com os custos de um tratamento de altíssima qualidade para seus filhos com enfermidades no coração.

A instituição, fundada em 1996, pela médica humanitária Dra Rosa Célia já atendeu mais de 15.000 crianças e adolescentes, realizou mais de 32 mil consultas cardiológicas e ofereceu alívio, compaixão e cuidado para milhares de mães que vivem a preocupação de não conseguir atendimento cardíaco para seus filhos. 

Com o sucesso do modelo de atendimento criado pela ONG, novos ramos de atuação na saúde foram criados e hoje, além dos atendimentos cardíacos, a Pró Cardíaca oferece tratamentos odontológicos, dermatológicos, nutricionais e psicológicos. 

Se você quer conhecer um pouco mais do trabalho maravilhoso dessa ONG localizada no Rio de Janeiro, clique aqui

Publicidade