Comunicados

Comunicados aos funcionários terceirizados da Assistência Social do Município do Rio de Janeiro

Comunicado 004 - 04/04/2022

DECLARAÇÃO DO SENALBA AOS EX-FUNCIONÁRIOS DA OPJ 

Caros Ex-Funcionários da Obra de Promoção dos Jovens, 

Espero que leiam e consigam compreender o alcance que buscamos atingir. 

O SENALBA Rio Capital é o representante natural das categorias preponderantes das associações de cultura, das obras de assistência sociais dos cursos livres e formação profissional. Nasceu em 1963 com o espírito de atender a todos na melhor forma possível, e todas as demandas foram atendidas. 

Pedimos desculpas aos funcionários da OPJ que nos procuraram no ano anterior e não tiveram o merecido atendimento. O nosso ex-presidente Sr. Eraldo Rosa não se encontrava bem e veio a falecer. Assim eu, Professor Gláucio dos Santos Costa, assumi a direção do Senalba Rio Capital e nossa missão é buscar mediar e resolver demandas de todos os representados. 

Nos deparamos somente agora em 04 de Março de 2022 desta demanda, quando fomos visitados pelo Dr Paulo e sua assistente e nos relatou o problema das demissões. Com isso, entramos no circuito e tenho certeza que avançamos. 

Então, no dia 04/04/2022 às 14h30 tivemos uma reunião na CEJUSC com a mediação dos juízes do 1° Grau do TRT e do desembargador do Estado do Rio de Janeiro também do TRT. Ficou acertado que o SENALBA Rio Capital será o representante legal junto a Prefeitura do Rio de Janeiro e que, entraremos com uma Representação Pré-Porcessual (RPP) que vai abranger a todos. Até mesmo aqueles que já ingressaram com ações em juízo e que desta forma pode ser acelerado o processo, pois e Prefeitura será e terá como integrante no Polo Passivo desta Representação.

Sendo assim, a Prefeitura do Rio de Janeiro não vai e não deve se furtar aos créditos. Com isso, todos podem receber suas verbas na integralidade. 

Para tanto, faremos uma assembleia geral com todos – se possível – quando recebermos as listas com endereços, valores e dados dos envolvidos. O SENALBA Rio Capital vai chamar todos para o feito. 

Esta assembleia virtual, será necessária pois não temos espaço para tamanho volume de gente. 

Com isso, formamos um acordo em juízo preliminar que a data máxima para tal feito será até  05 de Maio de 2022. 

Espero que com esta mensagem e noticia, os interessados possam nos dar um crédito até a data aludida acima. 

Att Professor Gláucio Dos Santos Costa

Presidente do Senalba Capital Rio 

E-MAIL: [email protected] 
TELEFONE: 2240-6034
ENDEREÇO: Rua Santa Luzia, 799 – Sala 803 – Centro, Rio de Janeiro.

Comunicado 003 - 29/03/2022

Prezados ex-colaboradoras e ex-colaboradores.

A pedido do SENALBA Rio Capital, sindicato que representa os empregados das entidades de assistência social no Rio de Janeiro, informamos a todos os nossos ex-colaboradores que o sindicato se colocou à disposição para prestar assessoria jurídica necessária aos ex-empregados da OPJ que não estão assistidos por advogados e auxilia-los na obtenção de uma solução geral e coletiva para o pagamento das verbas rescisórias mediante um acordo judicial envolvendo a Prefeitura do Rio de Janeiro.

A OPJ apoia a iniciativa do Sindicato e reforça seu empenho em participar ativamente nas negociações de forma a possibilitar o cumprimento das obrigações trabalhistas para com seus ex-colaboradores.

Abaixo, os contatos do SENALBA-RJ e de seu Presidente:
Presidente – Sr. Gláucio dos Santos Costa – telefone (21) 98038-9296 (celular e Whatsapp)
SENALBA Rio Capital – telefone:(21) 2240-6034
E-mail:[email protected]

Comunicado 002 - 23/05/2021

Prezados funcionário(a)s
 
Na última semana, por conta de intimidações e ameaças sofridas pelos funcionários e funcionárias que atendiam em nossa sede em Laranjeiras, trabalhando para esclarecer as questões referentes à rescisão contratual, fomos forçados a interromper nossos atendimentos presenciais por entendermos que a segurança dos funcionários do RH estava em risco.
 
Infelizmente, tomamos conhecimento de que um ex-funcionário da instituição tem incentivado comportamentos violentos na nossa sede e vem intencionalmente exaltando os ânimos de funcionários atuais, causando atrasos desnecessários sobre questões trabalhistas, as quais temos todo o interesse que sejam resolvidas o mais breve possível.
 
Mediante a esta constatação e prezando pela segurança do RH e dos funcionários terceirizados, estamos verificando com nossos advogados como atuar legalmente contra esta pessoa, que não trabalha mais para a organização e que quando desligado da instituição recebeu todos seus direitos trabalhistas conforme consta na lei.
 
Também tomamos conhecimento de informações que não tem comprometimento com a verdade relacionadas às questões trabalhistas da OPJ que circulam pelas redes sociais e WhatsApp, estimulando a desinformação e tumultuando ainda mais a resolução de questões trabalhistas. 
 
Destacamos que qualquer informação referente a questões trabalhistas e de pagamento de salários que não sejam divulgados por funcionários do RH da OPJ não devem ser tomadas como verdadeiras.  
 
Importa destacar que os funcionários do RH, que trabalham em nossa sede realizando os atendimentos, também estão com salários atrasados e se encontram em situação semelhante aos funcionários contratados e demitidos da instituição.
 
Garantimos que a instituição está em constante contato com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro procurando resolver os problemas de atrasos e redução de repasses, fato este que também está acontecendo com as demais organizações sociais e seus funcionários terceirizados da área da educação e da saúde. 
 
É importante lembrar que até o início da atual gestão do Prefeito Eduardo Paes, a OPJ nunca havia atrasado sequer um salário de qualquer funcionário. 
 
Dito isso, esclarecemos que, em relação aos salários em atraso, existe uma perspectiva de resolução junto à Secretaria Municipal de Assistência Social até o dia 31 de Maio de 2021.
 
Entendemos a preocupação que esta situação gera em nossos funcionários e nos solidarizamos com a mesma. 
 
No entanto, cabe ressaltar o nosso esforço diário para resolver todas as questões trabalhistas, contando inclusive com a intervenção de vereadores e promotores públicos que se preocupam com a situação dos funcionários bem como dos abrigos e dos abrigados. 
 
Nosso atendimento para resolução de questões trabalhistas será retomado na semana que vem mediante prévio agendamento por contato telefônico. 
 
Direção da Obra de Promoção dos Jovens.

Comunicado 001 - 11/05/2021

Prezados funcionários,
 
Nos dias 12, 13, 14 e 17 de Maio de 2021, os funcionários poderão entrar em contato no telefone (21) 2205-3300, para informações sobre a rescisão de contrato de trabalho.
Lembrando que, devido a pandemia do COVID-19, estamos trabalhando em home Office e os atendimentos presenciais, somente, ocorrerão com data e horários agendados, para assinatura e entrega dos termos de rescisão de contrato de trabalho.