Também sedemos nosso espaço para outras atividades sociais

Histórico de Projetos

Projeto Bem Servir

O projeto “Bem Servir” teve como objetivo capacitar jovens e adultos para inserção no mercado de trabalho formal com foco na qualificação para o exercício da função de garçom ou garçonete. Além das aulas sobre noções de comportamento também foram ministradas aulas complementares de inglês. O projeto, em dois anos de existência (2012 – 2013), formou 48 jovens e adultos.

Coordenação: Sandra Oneto.

Projeto Cozinhando o Futuro

Por meio de aulas teóricas e práticas abordando temas como noções de culinária, informática, inglês, comunicação e economia o projeto capacitou 120 jovens, entre 18 e 24 anos, para atuação no segmento gastronômico. O objetivo era de fornecer capacitação profissional para jovens e adultos que se encontravam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto teve duração de cinco anos (2006-2011).

Coordenação: Nancy Tardin.

Projeto Ler para Ter

O projeto trabalhou com o estímulo ao desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita de crianças e jovens. Além das atividades em sala de aula, também foram realizados visitas a museus, a exposições, teatro e ao cinema para que a criança sentisse prazer em aprender e assimilar os conteúdos apresentados no projeto.
Para professores oferecemos oficinas de capacitação para o trabalho com atividades de leitura em sala de aula e salas de leitura.

Direção: Sra Eliana Yunes;
Coordenação: Paula Costa;
Biblioteca: Danielle dos Reis Pires;

Projeto Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI

A SBS/OPJ em parceria com Escola Municipal Maximilian Falk, em Nova Friburgo, desenvolveu um trabalho envolvendo profissionais voluntários da SBS, a direção da escola e a sua equipe docente no sentido de aplicar as técnicas do PEI em alunos da terceira e quinta série da escola.

O PEI é um programa para aprender a pensar e a refletir, proporcionando condições e situações em que se possam maximizar requisitos e aptidões necessárias ao processo de aprendizagem. O PEI pode beneficiar pessoas com dificuldade de organização e de motivação que normalmente possuem algum nível de déficit de atenção e dificuldade de aprendizado.

Coordenação: Denise Monnerat Auvray.

Projeto Somar

O projeto Somar promoveu um conjunto de oficinas de música, teatro,  dança, trabalhos manuais com argila e pintura como instrumentos de estímulo ao processo educativo, buscando incentivar o contato das crianças e adolescentes com seu potencial criativo.
O projeto Somar durou cerca de um ano, de 2012 até o final de 2013.