Quais são as áreas onde o brasileiro mais tem intenção de doar?


Para entendermos quais são as intenções de doação pelos brasileiros utilizamos a plataforma do Google que nos mostra quais são os principais termos de pesquisa sobre doação no Brasil.

Os termos mais pesquisados para doação no Brasil foram:

Volume mensal de buscas

1 – Doação de Sangue

O termo de pesquisa mais buscado no Google em 2020 foi sobre doação de sangue com mais de 49.500 buscas por mês

A primeira posição assume um lugar de destaque porque tem mais que o dobro de buscas que o segundo colocado.

Em um país onde o número de doadores de sangue é de apenas 1,6% da população é uma boa notícia saber que as pessoas estão buscando se informar sobre como doar sangue.

Em termos percentuais, a Organização Mundial da Saúde recomenda que um nível saudável de doadores represente 3% da população do pais.

Portanto, embora o termo de pesquisa seja o maior entre as intenções de doação talvez as pessoas tenham um interesse inicial de realizar a doação, mas não dão seguimento a ideia de realizar esse ato de generosidade.

Se você estiver com tempo e tem interesse, considere realizar uma doação de sangue. Aqui neste link deixamos alguns pontos de coleta de sangue realizado pela Hemorio.

2 – Doação de Órgãos

Com quase 15.000 buscas mensais a doação de órgãos foi o segundo termo de pesquisa mais acessado quando o assunto é doação no Brasil. 

Atualmente, o Brasil é o 2° pais que mais transplanta órgãos no mundo, onde cerca de 96% desses procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ainda assim, a taxa de negação para doação de órgãos no Brasil é relativamente alta. O motivo? Negação da família em realizar o procedimento de doação. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no ano passado, das 6.476 entrevistas familiares para autorização de doação, houve 2.716 negativas, somando 42%, número que vem se mantendo praticamente constante ao longo dos anos.

3 – Doação de Medula

O terceiro maior termo de busca no Google sobre doação se refere a doação de medula. Não por acaso o Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo.

O elevado índice de doadores pode ser pelo fato de que mais de 80 doenças requerem que o paciente efetue o transplante da medula óssea como tratamento.

No total são mais de 4 milhões e 600 mil pessoas inscritas como doadores no REDOME, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. 

Se você tem dúvidas sobre como ser um doador de medula acesse este link.

4 – Doação de Cabelo

O ato de doar os cabelos tem plena relação com a vontade de uma pessoa em praticar um gesto de solidariedade com pessoas atingidas por doenças cancerígenas. É um ato generoso que pode ajudar muito na autoestima de pacientes que estão lutando contra o câncer e que por conta do tratamento quimioterápico acabam perdendo todo seu cabelo.

E em último lugar, porém não menos importante, esta a doação de livros, contando com 1900 buscas mensais no Google. 

5 – Doação de Livros

A doação de livros normalmente acontece com pessoas que acumulam muito material de leitura ao longo dos anos e não sabem como passar adiante esse conteúdo cultural. 

É interessante a relação que as pessoas que querem doar livros tem com esses produtos. Normalmente as pessoas já não utilizam mais os livros mas sabem que eles podem ter um valor sociocultural relevante.

– 


Você quer saber para qual o perfil do doador brasileiro? Para quais causas e para quem ele mais doa? 
 
Clique aqui e leia os resultados da pesquisa sobre o perfil de doação do brasileiro.