Como ajudar alguém com depressão pelo Whatsapp [mensagens de modelo]

Você tem um amigo ou conhecido que esta com depressão?

Hoje vamos falar um pouco sobre como ajudar alguém com depressão pelo WhatsApp.

Antes de falarmos como você pode ajudar seu amigo é importante deixarmos dizer que depressão é uma doença e como qualquer doença deve ser tratada por profissionais responsáveis e qualificados.

Publicidade

Seu papel como amigo é de oferecer apoio e compreensão em momentos difíceis para a pessoa que está passando por uma crise depressiva.

Ao tentar ajudar, é importante estar muito atento as respostas que a outra pessoa dá.

Dito isso, vamos mostrar como você pode ajudar um amigo com depressão pelo WhatsApp.

Como ajudar um amigo com depressão pelo WhatsApp

É importante mostra que você está lá pela pessoa, mas sem oferecer qualquer tipo de pressão para ela responder. As vezes, ela só precisa de tempo para organizar seus pensamentos.

Como ajudar um amigo com depressão pelo WhatsApp2

Como cada pessoa manifesta o sofrimento de maneira diferente é importante que você, como amigo, note se as suas palavras estão piorando a situação ou se estão trazendo algum conforto para seu amigo com depressão.

Demonstre, com mensagens curtas, que a pessoa pode contar com você para qualquer coisas. Muitas vezes o simples fato de você mostrar sua presença e apoio, mesmo que através de uma simples mensagem, pode deixar a pessoa confortável para entrar em contato caso ela esteja querendo desabafar ou simplesmente conversar com você.

Algumas pessoas com depressão relatam que se sentem um peso na vida das outras pessoas.

Esse sintoma de culpa por sentir que esta “atrasando” a vida de quem convive com a pessoa em depressão infelizmente é um sintoma psicológico da doença.

Envie uma mensagem carinhosa mostrando o quanto a pessoa é valiosa em sua vida.

Muitas vezes a pessoa com depressão se sente invadida quando alguém tenta ajudar.

Se você sentir que isso esta acontecendo, tenha paciência e não produza nenhum tipo de comentário negativo como “só estou querendo te ajudar” ou “você é muito difícil”.

É tudo sobre mostrar presença sem ser invasivo ou querer “resolver” as questões do seu amigo/amiga.

Se seu amigo/parente que esta sofrendo com depressão não tem recursos para ter um atendimento de qualidade, vamos deixar ao final desta publicação, o link para um projeto de psicologia com atendimentos gratuitos.

Lembre-se que como amigo você não poderá fornecer a mesma ajuda que um profissional da área de saúde mental.

Como você deve ter percebido a maioria das mensagens tem o objetivo apenas de demonstrar que você está ali para quando a pessoa quiser conversar melhor.

OUTRAS MENSAGENS PARA ENVIAR

As vezes, quando a pessoa está passando por um momento depressivo complicado, a pessoa não quer se sentir pressionado a ter que responder. É nessas horas que precisamos de paciência e entender que cada pessoa age de forma diferente quando esta lidando com esta doença complexa.

Publicidade

O QUE NÃO DIZER PARA SEU AMIGO COM DEPRESSÃO PELO WHATSAPP

Além de saber quais mensagens podem ser benéficas para seu amigo, também é muito importante saber O QUE NÃO DIZER para seu amigo com depressão pelo WhatsApp.

Seguem algumas dicas de mensagens que não ajudam seu amigo com depressão e podem até piorar, dependendo da situação em que ele se encontra.

Nunca compare a situação da pessoa com alguém que você conhece
Nunca peça pra pessoa olhar pelo lado positivo. Isso não ajuda em nada, mesmo que sua intenção seja ajudar.
Nunca pergunte pra pessoa o que ela tem de errado.

Projeto de Clinica Social de Psicologia.

Como falamos no início da publicação, você pode querer saber como ajudar seu amigo com depressão pelo WhatsApp, mas saiba que o tratamento para qualquer transtorno do humor deve ser realizado com profissionais que estudaram anos para cuidar de casos como esses.

Aqui na nossa organização nós temos um projeto de atendimento psicoterápico gratuito para pessoas que não podem arcar com as custas de um tratamento particular.

Clique aqui para acessar a página do projeto e saiba como entrar em contato para ter mais informações sobre como seu amigo pode participar e receber atendimento de qualidade.