Saiba tudo sobre o SUS [2022]

Quando nasceu o SUS?

O SUS nasceu em 1988, mesmo ano do nascimento da Constituição Federal Brasileira, que afirmava que é dever do Estado garantir acesso a saúde de qualidade para todos os brasileiros.

No artigo 196 da constituição consta que: “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.


Publicidade


Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que apresentava as bases de funcionamento do SUS. A partir da aprovação da lei que é que os brasileiros começaram a ter acesso universal e gratuita a saúde.

Em que governo foi criado o SUS?

O SUS foi criado no governo Fernando Collor.

É importante dizer que embora a lei que estabeleceu as diretrizes de funcionamento do SUS tenham sido aprovadas no governo Collor, que a criação do SUS, desde de sua origem teórica até a sua concepção ocorreu durante mais de 20 anos e que o nascimento do sistema único de saúde aconteceu com a participação de vários setores e de diferentes governos ao longo de muitos anos.

O SUS não é uma conquista de um único governo, mas sim do povo brasileiro.

Quantas pessoas dependem do SUS em 2022?

Ao todo 150 milhões de pessoas dependem dos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.

Ou seja, 7 em cada 10 pessoas dependem do SUS.

Quem foi responsável pela criação do sistema único de saúde (SUS)

Hesio de Albuquerque Cordeiro foi um dos responsáveis pela criação do sistema único de saúde no Brasil.

Embora a criação do SUS tenha sido realizado com a confluência de várias forças políticas e sanitárias, pode-se dizer que o médico sanitarista Hesio de Albuquerque Cordeiro tenha sido um dos pioneiros na criação das bases para o que hoje conhecemos como SUS.

Qual região do Brasil mais precisa do SUS?

A região que mais precisa da presença dos serviços do SUS é a região Norte.

Isso ocorro pelo fato da região Norte concentrar pessoas com menor renda do Brasil e consequentemente são pessoas que não possui os meios para arcar com um plano de saúde privado.

No gráfico abaixo é possível ver quais são as regiões onde os moradores tem cobertura de saúde por planos privados.

Nota-se que a região Norte tem apenas 14,7% da população coberta com planos privados e, portanto, é a região onde a presença e disponibilidade do SUS são mais demandadas.

Como o SUS é financiado?

O SUS é financiado com os recursos ligados a Seguridade Social, os recursos da própria União, dos Estados e Municípios, além de outras fontes.

Quantas cirurgias o SUS realiza?

No ano de 2020, o SUS realizou 4.6 milhões de cirurgias.

Por conta da pandemia, o número de cirurgias reduziu drasticamente. Cerca de 3 milhões de cirurgias deixaram de ser realizadas por conta da situação de saturação nos atendimentos a população.

Na tabela abaixo é possível ver o impacto da pandemia nas cirurgias realizadas pelo SUS.

SUS CIRURGIAS

Publicidade