Trabalho Voluntário Rio de Janeiro

4 ONGs para fazer trabalho voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Conheça ONGs que tem vagas abertas para trabalho voluntário em bairros da Zona Sul carioca.

Você decidiu que quer viver uma experiência diferente?

Decidiu que quer ter novas vivências e conhecer outras realidades através do trabalho voluntário em alguma ONG na Zona Sul do Rio de Janeiro?

Pensando em te ajudar nesse processo de escolha vamos te apresentar 4 ONGs na Zona Sul do Rio de Janeiro que tem programas de voluntariado.

Solar Meninos de Luz: Trabalho Voluntário em Copacabana

A ONG SOLAR MENINOS DE LUZ fica localizada nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo na Zona Sul do Rio de Janeiro e tem várias atividades que podem ser desenvolvidas como trabalho voluntário.

A ONG atende crianças e adolescentes.

Em 2020 foi eleita entre as 100 melhores ONGs do Brasil . A SOLAR conta com vários projetos que tem a característica de dialogarem entre si de forma a entregar um serviço de maior valor para seus beneficiários e a sociedade.

Entre os projetos que a instituição tem estão:

PROJETO MÚSICA

O projeto que é ministrado pela professora Paula, usa violino, ukulele, flauta doce, chorinho e é destinado para crianças. Se você tem habilidade com algum instrumento e quer trabalhar como voluntário da instituição essa é uma possibilidades que a SOLAR possibilita.

PROJETO ARTES PLÁSTICAS CHRISTINA OITICICA

A ONG entende esse projeto como uma oportunidade para que as crianças desenvolvam o interesse pela criação de artesanato e para que notem que o resultado da sua criação pode, no futuro, ser uma fonte de renda.

PROJETO DE DANÇA FABIANA VALOR

A ONG desenvolve o trabalho de dança entendendo que dentro do conceito de educação holística a expressão corporal cumpre um papel fundamental.

A SOLAR MENINOS DE LUZ possui vários projetos para as pessoas que querem trabalhar como voluntários na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Se você gostou da ONG e tem interesse em realizar um trabalho voluntário nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo orientamos conhecer o projeto pessoalmente.

Vale muito a pena e te garantimos que vão te receber super bem por lá.

Você pode atuar como voluntário recorrente atuando diretamente em algum projeto ou pontualmente ajudando na organização de eventos beneficentes, como o bazar e outros eventos.

As possibilidades de trabalho voluntário na SOLAR MENINO DE LUZ são muitas e os relatos que separamos abaixo demonstram a seriedade da instituição em relação aos voluntários.

A ONG recebe semanalmente pessoas que querem trabalhar como voluntárias para apresentar os projetos e as instalações da instituição.

O contato da pessoa responsável por gerenciar os voluntários é o Carlos Poyart através do e-mail [email protected].

Sociedade Brasileira para Solidariedade: Trabalho Voluntário em Laranjeiras

Aqui na Sociedade Brasileira para Solidariedade, temos vagas para trabalho voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro no bairro das Laranjeiras.

Nossos projetos com vagas abertas para voluntários são o Ciranda das Letras, Clínica de Psicologia Social e o Pré-Vestibular Comunitário.

CIRANDA DAS LETRAS

O Ciranda das Letras é um projeto que atende crianças e adolescentes e tem o objetivo de desenvolver aptidões intelectuais e sociais através de oficinas de leitura, letramento, oficinas de debate de assuntos específicos e atividades lúdicas.

O voluntário poderá desenvolver oficinas com as crianças, participar das atividades já existentes e propor novas atividades para serem desenvolvidas com as crianças, que são moradoras de comunidades carentes de Laranjeiras.

Tudo isso com o apoio e coordenação da equipe de projetos da nossa instituição.

PROJETO DE CLÍNICA DE PSICOLOGIA SOCIAL

O projeto de clínica social de psicologia tem como objetivo fornecer atendimento psicoterápico para pessoas que não tem condições de arcar por um tratamento na rede particular.

O voluntário irá atuar atendendo a pacientes que se inscrevem no projeto e também deverá participar das sessões de supervisão com a equipe de coordenação que conta com profissionais com ampla experiência clínica.

Para atuar no projeto o voluntário deve estar cursando a graduação em psicologia e já estar cursando o 8° período da faculdade.

PROJETO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO

O Pré-Vestibular Comunitário oferece todas as disciplinas necessárias para pessoas que querem realizar as provas do vestibular. O projeto tem mais de 10 anos de atuação e já ajudou a garantir o acesso ao ensino superior de dezenas de pessoas.

Você quer atuar como professor voluntário em um projeto? Nós queremos te conhecer!

Além de fornecer as aulas de todas as disciplinas necessárias, o projeto também conta com profissionais que auxiliam na orientação vocacional dos alunos que participam do projeto.

Algum dos projetos da nossa instituição te interessou?

Clique no botão abaixo para se cadastrar no nosso banco de dados de voluntários e assim que recebermos seu e-mail iremos responder tirando todas suas dúvidas.

PROJETO R.U.A.S: Trabalho voluntário em Botafogo, Leme, Copacabana e Laranjeiras

O Rondas Urbanas Amigos Solidários (RUAS) trabalha com moradores de rua em bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro como Botafogo, Leme, Copacabana e Laranjeiras.

A proposta do RUAS é aproximar os residentes de determinados bairros com os moradores de rua desses mesmo locais para que se criem vínculos entre as pessoas que dividem um mesmo espaço, mas que por questões da vida estão em situações sociais radicalmente diferentes.

A dinâmica do R.U.A.S é dividia em 3 etapas:

1 – A instituição realiza o treinamento dos voluntários sobre como atuar junto aos moradores de rua;

2- Todas as terças-feiras à noite os voluntários vão de encontro com moradores de rua para entender as demandas e propor dinâmicas envolvendo saúde, arte e cultura.

3 – Após levantar as demandas dos moradores de rua é realizada a conexão com os serviços de assistência social do Rio de Janeiro como forma de realizar o correto direcionamento dos problemas que podem ser resolvidos.

Para saber mais você pode visitar o site do R.U.AS ou enviar um e-mail para [email protected].

Yoga de RUA: Trabalho voluntário no Flamengo, Glória ou Laranjeiras.

Embora o Yoga de Rua não seja formalmente estabelecido como uma ONG, é um projeto que vale muito a pena conhecer e que te dá a possibilidade de trabalhar como voluntário na zona sul do Rio de Janeiro.

O Yoga de Rua é um projeto que nasceu em 2015 com a proposta de oferecer aulas gratuitas de yoga para moradores de rua e alimentação vegetariana.

Se você quer trabalhar como voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro o Yoga de Rua pode ser uma boa opção para você.

Se você tem algum conhecimento para conduzir aulas de Yoga você pode entrar em contato com o projeto e se voluntariar para ter a experiência de propor uma prática junto a moradores de rua.

Você pode também trabalhar como voluntário ajudando na preparação de pratos vegetarianos ou veganos.

Os pratos são feitos com comidas em bom estado que seriam descartados por estabelecimentos comerciais.

O projeto tem uma equipe de cozinheiros e cozinheiras para preparar aquela comida gostosa depois das práticas e fornecer um espaço de troca entre os voluntários e as pessoas em situação de rua.

As aulas regulares do projeto acontecem sempre as 10:30 nos seguintes lugares:

Segunda-feira: Aterro do Flamengo – Posto 2, próximo ao Castelinho do Flamengo.

Quarta-feira: Parque Guinle.

Quinta-feira: Praça Paris.

Todo 3° Domingo de cada mês acontecem aulas no Parque Guinle em Laranjeiras.

Para entrar em contato com o projeto você pode enviar um mensagem pelo Whatsapp para o André (21) 98870-6715, Eve (21) 99936-8635 ou Fernanda (responsável pela cozinha) (21) 99974-1746.

Trabalho voluntário em Brasília e Belo Horizonte

Se você tem interesse em fazer trabalho voluntário em Brasília, clique aqui.

Se você quer fazer trabalho voluntário em Belo Horizonte, clique aqui