,

4 ONGs para fazer trabalho voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Trabalho Voluntário Rio de Janeiro

4 ONGs para fazer trabalho voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Conheça ONGs que tem vagas abertas para trabalho voluntário em bairros da Zona Sul carioca em 2020.

Você decidiu que quer viver uma experiência diferente em 2020? Decidiu que quer ter novas vivências e conhecer outras realidades através do trabalho voluntário em alguma ONG na Zona Sul do Rio de Janeiro?

Pensando em te ajudar nesse processo de escolha vamos te apresentar 4 ONGs na Zona Sul do Rio de Janeiro que estão com as vagas de voluntários abertos para 2020. 

Solar Meninos de Luz: Trabalho Voluntário em Copacabana

A ONG SOLAR MENINOS DE LUZ fica localizada nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo na Zona Sul do Rio de Janeiro e possui várias atividades que podem ser desenvolvidas como trabalho voluntário.

A instituição atende as crianças que moram nas comunidades.

Eleita entre as 100 melhores ONGs do Brasil em 2019, a instituição possui vários projetos que dialogam entre si.

Entre eles estão os projetos: 

  • Projeto MÚSICA: o projeto que é ministrado pela professora Paula, usa violino, ukulele, flauta doce e é destinado para crianças. Se você tem alguma habilidade com instrumentos e quer trabalhar como voluntário dando oficinas essa é uma das possibilidades existentes.
Voluntária canta com as crianças na recreação de sábado no Solar.
  • Projeto ARTES PLÁSTICAS CHRISTINA OITICICA – a ONG entende esse projeto como a oportunidade para que as crianças se interessem pela criação de artesanatos e para que notem que o material de sua criação pode, no futuro, ser uma possível fonte de renda.
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio participaram de uma oficina de arte com a artista Norma Mieko Okamura para a exposição Tornado.
  • Projeto de Dança Fabiana Valor –  A ONG desenvolve o trabalho de dança entendendo que dentro do conceito de educação holística, a expressão corporal cumpre papel fundamental. 
Apresentação de encerramento das oficinas de Dança em 2016

A MENINOS DE LUZ possui vários projetos para as pessoas que querem trabalhar como voluntários na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Se você gostou da ONG e tem interesse em realizar trabalho voluntário nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo o melhor caminho é ir presencialmente conhecer o projeto. 

Você pode atuar como voluntário recorrente ou trabalhar de forma pontual ajudando na organização dos eventos beneficentes que acontecem na instituição.

As possibilidades de trabalho voluntário na MENINOS DE LUZ são muitas e os relatos abaixo demonstram a seriedade na atenção ao voluntário. 

A ONG recebe semanalmente pessoas que querem trabalhar como voluntárias e as convida para um passeio de 40 minutos para que conheçam a instituição de perto.

Se você está realmente querendo trabalhar como voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro a ONG SOLAR é uma excelente opção. 

A pessoa responsável pelo contato e agendamento de visitas é o Carlos Poyart através do email [email protected] ou ligando para o (21) 3202-6900

Pra saber mais informações sobre a ONG e as possibilidades de trabalhar como voluntário nos projetos da instituição acesse o site.

PROJETO R.U.A.S: Trabalho voluntário em Botafogo, Leme ou Copacabana.

O projeto RONDAS URBANAS DE AMIGOS SOLIDÁRIOS (R.U.A.S) trabalha com pessoas que se encontram em situação de rua em bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro como Botafogo, Copacabana e Leblon.

Foto retirada do site do Projeto R.U.A.S

A proposta do R.U.A.S é aproximar os residentes de determinados bairros aos moradores de ruas desses mesmos locais para que se criem vínculos entre as pessoas que habitam a mesma região, porém, possuem histórias radicalmente diferentes.

A dinâmica do R.U.A.S é dividia em 3 etapas:

1 – A instituição realiza o treinamento dos voluntários sobre como atuar junto aos moradores de rua;

2- Todas as terças-feiras à noite os voluntários vão de encontro com moradores de rua para entender as demandas e propor dinâmicas envolvendo saúde, arte e cultura.

3 – Após levantar as demandas dos moradores de rua é realizada a conexão com os serviços de assistência social do Rio de Janeiro como forma de realizar o correto direcionamento dos problemas que podem ser resolvidos.

Se você quer ter a experiência de trabalho voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro, o R.U.A.S pode ser uma excelente opção devido a multiplicidade de ações que eles realizam por bairros como Botafogo, Copacabana e Leblon.

Para saber mais você pode visitar o site do R.U.AS ou enviar um e-mail para [email protected]

Yoga de RUA: Trabalho voluntário no Flamengo, Glória ou Laranjeiras.

Embora o Yoga de Rua não seja formalmente estabelecido como uma ONG, é um projeto que vale muito a pena conhecer e que te dá a possibilidade de trabalhar como voluntário na zona sul do Rio de Janeiro

O Yoga de Rua é um projeto que nasceu em 2015 com a proposta de oferecer aulas gratuitas de yoga para moradores de rua e alimentação vegetariana.

Se você quer trabalhar como voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro o Yoga de Rua pode ser uma boa opção para você.

Se você tem algum conhecimento para conduzir aulas de Yoga você pode entrar em contato com o projeto e se voluntariar para ter a experiência de propor uma prática junto a moradores de rua.

Você pode também trabalhar como voluntário ajudando na preparação de pratos vegetarianos ou veganos.

Os pratos são feitos com comidas em bom estado que seriam descartados por estabelecimentos comerciais.

O projeto tem uma equipe de cozinheiros e cozinheiras para preparar aquela comida gostosa depois das práticas e fornecer um espaço de troca entre os voluntários e as pessoas em situação de rua

As aulas regulares do projeto acontecem sempre as 10:30 nos seguintes lugares:

Segunda-feira: Aterro do Flamengo – Posto 2, próximo ao Castelinho do Flamengo.

Quarta-feira: Parque Guinle.

Quinta-feira: Praça Paris.

Todo 3° Domingo de cada mês acontecem aulas no Parque Guinle em Laranjeiras.

O projeto está com uma campanha de financiamento colaborativo para conseguir cobrir os custos relacionados as refeições que são dadas aos participantes dos projetos.

Para entrar em contato com o projeto você pode enviar um mensagem pelo Facebook deles ou Whatsapp para o André (21) 98870-6715, Eve (21) 99936-8635 ou Fernanda (responsável pela cozinha) (21) 99974-1746.

Para saber mais visite o site do projeto ou o instagram.

Sociedade Brasileira para Solidariedade: Trabalho voluntário em Laranjeiras.

Aqui, na Sociedade Brasileira para Solidariedade (SBS), temos vagas para trabalho voluntário na Zona Sul do Rio de Janeiro, no Bairro de Laranjeiras.

Os nossos projetos com vagas para voluntariado aberto em 2020 são:

Ciranda das Letras: O projeto trabalha com crianças dos 06 aos 12 anos de idade e se propõe a ter atividades temáticas no formato de oficinas para que diversos assuntos sejam debatidos junto as crianças que participam do projeto.

Festa de dia das crianças do Ciranda das Letras

As crianças beneficiadas pelo projeto são das comunidades de Laranjeiras: Cerro Corá, Guararapes e o Pereirão.

Como voluntário você poderá propor atividades junto as crianças e conhecer melhor a realidade delas e poder ajudar um pouco na sua formação intelectual e emocional.

 

Se você ficou curioso pra saber mais sobre o processo de voluntariado do Ciranda das Letras clique no botão abaixo:

 

Perguntamos para a Rejane, mãe do João, inscrito no projeto Ciranda das Letras, qual mensagem ela gostaria de passar para as pessoas que dedicam parte do seu tempo como voluntárias. 

 

 

Clinica Social Psicologia: o projeto de clínica social de psicologia tem como objetivo oferecer atendimento psicoterápico a pessoas que não podem arcar com os custos de um atendimento particular e que procuram nossa instituição. 

Se você está cursando psicologia (a partir do 8° período) e está buscando trabalhar no modelo de clínica social para ganhar experiência e para alcançar as horas necessárias para sua formação inscreva-se no projeto.  

Para conhecer mais acesse nosso instagram e facebook.

Achou esse post útil? Compartilhe nas suas redes sociais!

No Comments
Post a Comment