6 formas de ajudar uma ONG [2022]

Você decidiu que quer ajudar uma ONG mas não sabe muito bem por onde começar? 

Você sente que pode contribuir para ajudar com uma ONG mas não sabe muito bem como você pode agir nesse sentido? 

É comum escutarmos entre as pessoas que chegam até a nossa instituição relatos sobre a dificuldade que encontraram sobre como praticar o bem e como ajudar projetos que elas consideram positivos para a sociedade. 

Pensando em responder essa dúvida criamos esta lista com 6 formas para ajuda uma ONG

1 – COMPRAR PRODUTOS SOCIAIS DA ONG

Como forma de aumentar suas fontes de receitas algumas ONGs realizam eventos como bazares, brechós e até palestras sobre seu ramo de atuação. 

Normalmente os valores referentes a esses eventos são simbólicos e são completamente direcionados para financiar os projetos sociais da instituição.

ONGs mais antenadas estão, inclusive, criando áreas de e-commerce em seus sites para venderem produtos pela internet como forma de aumentar suas fontes de receita. 

É uma prática comum entre ONGs mais conhecidas criar campanhas onde toda a verba da venda de um determinado produto é destinada para determinada causa.

Um bom exemplo é a campanha de mobilização do McDonalds, o McDia Feliz, onde toda a verba de um dia de venda do BigMac é revertida em causas sociais na área de educação e para crianças que lutam contra o câncer. 

O objetivo é aliar o consumo mais conhecido da empresa com a ajuda a causas importantes para a sociedade. 

2 – DIVULGUE O TRABALHO DA ONG PELAS REDES SOCIAIS.

A grande maioria das ONGs não tem setor de comunicação estruturado.

Isso quer dizer que a pessoa responsável pela comunicação da ONG provavelmente é a pessoa que faz diversas outras coisas.

Com isso, a atenção às redes sociais da instituição pode ser grande, mas sem um olhar um pouco mais apurado sobre as dinâmicas das redes sociais e como elas funcionam dificilmente o conteúdo de uma ONG terá muito alcance entre seu público e pessoas que não conhecem a ONG.

Nesse sentido, sempre que uma ONG que você acredita e segue o trabalho pede para compartilhar conteúdo, sejam de doação ou de campanhas de arrecadação, lembre-se de dar essa moral pra instituição.

Com a realidade do alcance orgânico das publicações no Facebook e Instagram sendo cada dia menor você pode ajudar a instituição a alcançar maiores números – e possivelmente maiores apoiadores – simplesmente clicando em 2 botões para compartilhar o conteúdo.

Parece simples, mas a grande maioria das ONGs não tem quem gerencie exclusivamente suas redes sociais. Com isso, qualquer ajudar no sentido de aumentar a exposição do trabalho feito é super bem vinda.

Compartilhe os conteúdos da sua ONG preferida e ajuda uma ONG a ter maior reconhecimento e alcance.

3 – TRABALHO VOLUNTÁRIO 

Trabalho Voluntário Rio de Janeiro

O trabalho voluntário é uma das formas de ajuda mais importantes e necessárias entre as ONGs.

Especialmente aquelas que estão iniciando suas atividades e ainda não são conhecidas ou ainda não tem meios de comunicação suficientes para atrair voluntários. 

Sabendo disso, escrevemos este artigo apresentando ONGs para trabalhar como voluntário no Rio de Janeiro.

O trabalho voluntário é uma excelente maneira de ter contato direto com a causa que você defende e, ao mesmo tempo, enriquecer seu currículo.

Digamos que você quer saber como funciona a dinâmica de uma ONG focada em fornecer tratamento médico para crianças carentes com problemas no coração, como a entidade Pro Criança Cardíaca. 

Ou que você quer saber como funciona a dinâmica de trabalho de uma instituição que tem como causa o trabalho com moradores de rua como é o caso do Projeto RUAS. 

Vivendo o trabalho voluntário dentro da instituição que você escolheu você terá a oportunidade de ajudar a ONG ao mesmo tempo que conhece de perto a causa que você acredita ser benéfica para a sociedade. 

Aqui na Sociedade Brasileira para Solidariedade também temos vagas para voluntários. Clique aqui para saber quais são as vagas abertas no momento.

Gostaria de ajudar, mas não tenho muito tempo e não sei com qual atividade poderia ajudar

Hoje em dia existem muitos perfis de voluntariado e de formas de ajudar uma ONG. 

Você pode se comprometer em ser um voluntário recorrente, isto é, trabalhar de maneira contínua e com maior comprometimento com a instituição. 

Você pode realizar trabalhos pontuais como voluntário como, por exemplo, ajudar nas redes sociais de uma ONG, ajudar na montagem do brechó, ajudar na comunicação institucional da ONG ou até mesmo ajudar na realização dos projetos que ocorrem apenas uma vez na semana. 

Existe também a possibilidade de ser voluntário por trabalho remoto (home office) para trabalhos que estejam ligados a produção de conteúdo e outros trabalhos que podem ser realizados a distância. 

Em tempos de pandemia o trabalho remoto tende a aumentar e as ONGs também tem interesse de ter voluntários atuando no ambiente online.

Hoje em dia se você deseja trabalhar como voluntário e ajudar uma ONG é perfeitamente possível, basta procurar uma causa que te agrade e ver se elas tem programa de voluntariado. 

Também indicamos a plataforma ATADOS para encontrar trabalhos voluntários dos mais diversos tipos: presenciais, pontuais, remoto e recorrente.

4 – FAZER UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO NO SEU ANIVERSÁRIO

Já pensou em pedir para seus amigos que ao invés de te darem presentes no seu aniversário convidar eles para que façam uma contribuição para a ONG que você quer ajudar? 

É isso mesmo. 

Diversas ONGs precisam de materiais e produtos para conseguirem atender seus beneficiários de forma satisfatória.

Produtos como roupas, sapatos, tênis e outros são utilizados para os bazares das instituições como forma de arrecadação de verbas para o funcionamento das suas atividades e seus projetos. 

Brinquedos, material de decoração, bolos e comidinhas também são muito bem vindo para a realização de festividade em datas comemorativas, como o dia das crianças. 

A necessidade da ONG vai ter relação direta com os projetos em que ela atua e certamente qualquer ajuda nesse sentido será muito bem vinda e agradecida. 

Uma ONG de esportes, que tenha aulas de Jiu-Jitsu, vai precisar comprar kimonos, tapetes, faixas e outros itens para que as crianças que participam do projeto possam receber materiais de qualidade e assim o projeto poderá entregar um valor maior para seus participantes. 

Por que não aliar um desapego material com a ajuda a uma ONG? 

Pesquise ONGs sérias e entre em contato com elas perguntando quais materiais e produtos eles sentem falta no dia a dia, anote e depois avise aos seus amigos que este ano você irá doar todos os presentes recebidos por seus amigos e familiares para uma causa na qual você acredita. 

Faça uma lista desses itens, divulgue entre seus amigos e incentive eles a doarem para a ONG que você quer ajudar.

Você pode também realizar uma doação financeira como forma de ajudar uma ONG e fazer o mesmo com seus amigos: convidar eles a reverterem o preço que gastariam com seu presente e direcionar esse valor para ajudar uma ONG, uma causa.

5 – PARTICIPAR DE UMA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLABORATIVO (CROWDFUNDING)

As plataformas de financiamento colaborativo cresceram de forma exponencial nos últimos anos e o interesse das ONGs nessas plataformas também.

O aumento das plataformas de crowdfunding no Brasil aliado com a necessidade das ONGs de captar recursos para viabilizar projetos fez com que muitas pessoas pudessem ajudar ONGs, dos mais diversos segmentos. 

Entre as maiores plataformas no Brasil – Benfeitoria e Kickante – existem abas específicas para campanhas voltadas para o financiamento de projetos de ONGs ou até mesmo de projetos que não necessariamente são de ONGs, mas de grupos de pessoas que se uniram para viabilizar uma causa em comum. 

O ponto positivo de ajudar uma ONG através do financiamento colaborativo é que, dependendo do projeto, você poderá ver ele nascer do zero e depois, caso o projeto seja financiado, acompanhar os resultados e ações do projeto. 

Se você não tem tempo para trabalhar como voluntário e não sabe como ajudar uma ONG, participar de um projeto de crowdfunding pode ser uma excelente forma de contribuir para uma causa justa e que traga benefícios para a comunidade em que está inserida. 

6- Realizando doações financeiras

Como qualquer organização as ONGs também têm custos para se manterem ativas.

Funcionários, materiais, insumos, custos de transporte, custo com alimentação, custos com equipamentos para trabalho e outras despesas necessárias para que os projetos entreguem valor para a sociedade. 

Mais do que nunca as ONGs estão necessitadas de doações financeiras por conta da realidade da pandemia do coronavírus. Sabemos que as ONGs, historicamente, são as instituições que têm maior acesso e capilaridade entre as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. 

São as ONGs que ajudam o povo necessitado e não houve nenhum tipo de auxílio para essas organizações no período da pandemia. Fica a pergunta mais do que justa: se as ONGs socorrem quem mais precisa, com trabalho feito na ponta, quem é que vai socorrer os socorristas? 

Se você acredita em uma ONG e quer ajudar com uma doação financeira recomendamos que antes de realizar esse ato de generosidade que se informe melhor e busque por relatórios de transparência e como a sua doação será utilizada pela instituição. 

Aqui na SBS, nós arrecadamos doações para diversas finalidades. Utilizamos as doações para comprar alimentos para as crianças que participam dos nossos projetos e para melhorias no atendimento dos beneficiários. 

Se você curte nosso trabalho, considere nos ajudar com uma doação,

Pergunte diretamente para a pessoa responsável pela ONG como a sua doação financeira será utilizada.