Saiba quantas pessoas moram na rua no Brasil em 2022

As estimativas do número total de pessoas em situação de rua no Brasil é de aproximadamente 221.869 pessoas de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em pesquisa publicada em Março de 2020.

Os dados mostram uma realidade nada animadora em relação ao progresso das políticas públicas destinadas a população em situação de rua no Brasil.

Se levarmos em conta que os dados são de Março de 2020, momento em que pandemia no Brasil começava a se expandir, provavelmente os números de pessoas em situação de rua em 2021 aumentaram de forma significativa.

No gráfico abaixo é possível ver o aumento de moradores de rua no Brasil ano a ano a partir de 2012.

O aumento de pessoas morando nas ruas, de acordo com os dados do CENSO SUAS, de setembro de 2012 até Março de 2020 foi de 139%.

Quando analisamos o número de pessoas em situação de rua no Brasil, por região, fica claro que o fenômeno do aumento de moradores de rua segue apresentando características eminentemente urbanas.

Fonte: IPEA – Estimativa da população em situação de rua no Brasil (SET 2012 – MAR 2020)

Ou seja, o crescimento das pessoas em situação de rua ocorreu de forma mais concentrada nos grandes municípios brasileiros.

18,5% dos moradores de rua estão localizados em pequenos e médios municípios brasileiros, apontando para a necessidade do estabelecimento de políticas públicas que alcancem esses morador de rua que não mora em grandes centros urbanos.

Qual é o perfil do morador de rua no Brasil?

Embora seja difícil criar um perfil do morador de rua por conta da heterogeneidade deste grupo buscamos traçar um perfil de acordo com algumas respostas obtidas na Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome.

Essa foi a primeira e única pesquisa do tipo realizada no Brasil.

Apresentamos abaixo algumas conclusões da pesquisa.

INFORMAÇÕE SOBRE O COTIDIANO

PRINCIPAIS DISCRIMINAÇÕES SOFRIDAS

PERFIL DO MORADOR DE RUA NO BRASIL


SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA.

Na política de assistência social há equipamentos destinados a esse público, como os CREAs (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) e os CentroPop (Centros de Referência Especializado para a População em situação de Rua).

https://go.hotmart.com/D74897058P

Os equipamentos são espaços físicos, normalmente ligados a secretaria de assistência social do município ou estado, que estão aptos a receber, acolher e a ajudar as pessoas que se encontram em situação de rua.

Existem hoje no Brasil, 2.109 CREAS, sendo 2075 de municipais e 52 regionais.