Saiba quantas pessoas moram na rua no Brasil

As estimativas do número total de pessoas em situação de rua no Brasil é de aproximadamente 221.869 pessoas de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em pesquisa publicada em Março de 2020.



Os dados mostram uma realidade nada animadora em relação ao progresso das políticas públicas destinadas a população em situação de rua no Brasil. Se levarmos em conta que os dados são de Março de 2020, momento em que pandemia no Brasil começava a se expandir, provavelmente os números de pessoas em situação de rua em 2021 aumentaram de forma significativa.

No gráfico abaixo é possível ver o aumento de moradores de rua no Brasil ano a ano a partir de 2012.

O aumento de pessoas morando nas ruas, de acordo com os dados do CENSO SUAS, de setembro de 2012 até Março de 2020 foi de 139%.

Qual é o perfil do morador de rua no Brasil?

Embora seja difícil criar um perfil do morador de rua por conta da heterogeneidade deste grupo buscamos traçar um perfil de acordo com algumas respostas obtidas na Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome.

Essa foi a primeira e única pesquisa do tipo realizada no Brasil.

Apresentamos abaixo algumas conclusões da pesquisa.

Como é o dia a dia do morador de rua?

Quais são as principais discriminações que sofrem?

Perfil do morador de rua

Quais são os serviços da assistência social para a população em situação de rua?

Na política de assistência social há equipamentos destinados a esse público, como os CREAs (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) e os CentroPop (Centros de Referência Especializado para a População em situação de Rua).

Aqui na SBS temos orgulho de administrar em modelo de co-gestão com o Poder Público alguns equipamentos da assistência social que lidam diretamente com a população em situação de rua.

Saiba mais

Quer se aprofundar no assunto e entender melhor a realidade do morador de rua brasileiro?

Existe muito material de qualidade no Brasil apresentando a realidade, os impactos e as consequências que levam o país a ter um número alto de moradores de rua.

Se você quer saber mais, recomendamos os livros abaixo (clique na imagem do livro para ler a sinopse)

1 – A construção social do morador de rua: derrubando mitos – Igor Rodrigues

2 – Moradores de Rua: Uma questão social?

3 – Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil: Táticas de sobrevivência